A Cibersegurança envolve um conjunto de tecnologias, processos e procedimentos projetados para proteger o ciberespaço de múltiplos ataques e ameaças.
Por sua vez, o Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço (RJSC) aplica-se às entidades da Administração Pública, aos operadores de infraestruturas críticas, aos operadores de serviços essenciais e aos prestadores de serviços digitais.
Compreendendo a abrangência da temática da Cibersegurança e atendendo às obrigações decorrentes do RJSC, a F3M tem uma equipa multidisciplinar capaz de responder às exigências impostas, atendendo a rigorosos padrões de segurança de informação e prevenção do cibercrime.
Envolva toda a organização para que se verifique o maior conhecimento das boas práticas de utilização do ciberespaço.
Nesta etapa é fundamental envolver toda a organização no conhecimento das regras básicas associadas à observação de boas práticas de utilização do ciberespaço e das possíveis consequências da não observação dos requisitos de segurança.
As mudanças de comportamento e o consequente aumento dos níveis de segurança da organização dependem do nível de envolvimento individual de todos os seus elementos. Este envolvimento será potenciado pelo conhecimento que se tem da realidade. Ao combater o desconhecimento, reduz-se a resistência à mudança e melhora-se, neste caso, a adesão a medidas de segurança no ciberespaço.
Deste trabalho, resultam um conjunto significativo de mais-valias, das quais, se destacam:
• Conhecimento do RJCS;
• Divulgação de boas práticas e medidas de ciber-higiene;
• Deteção de fatores de risco / pontos críticos;
• Diminuição do potencial de ciberataques;
• Aumento da segurança da informação;
• Capacitação para as medidas a implementar;
• Entre outras.